Projeto África

Projeto África

Um Pouco de Nós, Um Pouco da África
E.E. Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha
Prêmio CEERT – Categoria Escola – Ensino Fundamental – 2008

Prática Pedagógica:
Valorização da oralidade, corporeidade e da arte como a dança, enfocando as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade. A cultura africana faz parte do cotidiano brasileiro, formando assim aspectos primordiais de nossa visão de mundo. Este projeto teve como prática pedagógica resgatar um pouco da África que há em nós, na formação de nosso povo. No ambiente escolar isso ficou mais evidente pela mobilização realizada pela equipe pedagógica, a qual envolveu a comunidade, os professores, os alunos para um só propósito.
Desafios Enfrentados:
Houve, na escola, várias tentativas de implementação de um projeto sobre cultura africana. Embora várias professoras desenvolvessem, durante o ano, trabalhos com esse tema, o grupo todo não se sensibilizava com a idéia. Uma das dificuldades era não saber como lidar, em classe, com a questão da discriminação e do preconceito. A mudança ocorreu quando os alunos assistiram ao filme Kiriku e a feiticeira, que deixou as crianças e professores encantados. Foi proposto, então, que os professores lessem, diariamente, durante um bimestre, livros de contos africanos. Percebemos que a riqueza e o arrebatamento provocado pelas lendas, contos, mitos, fábulas, poesias formavam o caminho para a implementação de um projeto de afirmação da cultura negra em toda a escola. Por isso, decidimos que esse seria o tema do projeto.
Estratégias Utilizadas:
Garantimos a participação dos alunos no planejamento do projeto, convidando, inicialmente, os afro-descendentes para discuti-lo com a coordenadora. Nossa intenção era saber até que ponto tinham interesse em conhecer as suas origens. No final do projeto, fizemos uma avaliação, para a qual convidamos novamente todos os afro-descendentes para comparar o número de alunos participantes no início e no final do projeto. Buscamos familiarizá-los com a literatura africana, colocando à sua disposição livros para empréstimo e leitura do professor. Também pesquisamos, com as famílias, a origem dos seus ancestrais, receitas típicas e histórias contadas pelos avós. Os alunos estudaram a estamparia africana, criando selos com esse motivo. Ensaiaram e cantaram, no dia da festa, a música Um pouco de nós, um pouco da África, do grupo Palavra Cantada, que deu nome ao projeto.Dentro da proposta de uso do corpo como expressão de identidade negra, os alunos de todas as classes passaram a usar na escola cabelos trançados e enfeitados à moda africana, durante o desenvolvimento do projeto.Decidimos, com os alunos e professores, como seria o final do projeto: uma festa com danças, desfile de penteados, exposição de trabalhos, apresentação de composições musicais.Visitamos o Museu Afro, no Ibirapuera, fizemos panôs estampados, inspirados na história Nina e a galinha d’ Angola, no Museu Afro e nas aulas de Artes.
Ações Práticas:
• Reunião com os alunos afro-descendentes para discutir o projeto;• Levantamento dos conhecimentos sobre a África;• Apresentação do filme Kiriku e a feiticeira e depois transformá-lo em livro ilustrado; • Localização do continente africano no mapa-múndi;• Pesquisa, na Internet, dos países africanos de onde vieram os escravos para o Brasil;• Textos sobre a história africana no Brasil e os movimentos de libertação;• Leitura de contos da cultura africana e realização de reescritas dos contos lidos em aula;• Realização de reescrita dos contos lidos;• Os alunos pesquisaram, com suas famílias, meios de comunicação, como jornais, revistas, livros, sobre a influência da culinária africana na nossa cultura;• Atividade de artes plásticas de estamparia africana; • Visita ao Museu Afro, no Ibirapuera. • Exposição, em mural, de fotos dos alunos e seus familiares;• Exposição de trabalhos realizados e apresentação de teatro, dança e jograis.
Conquistas Alcançadas:
A construção do orgulho da ascendência africana entre os membros da comunidade escolar foi notável, através da apropriação da cultura de seus ancestrais. Ampliou-se o reconhecimento da riqueza das influências africanas na formação do povo brasileiro.Notamos, também, através do projeto, que estabelecemos uma ligação afetiva entre a família e a escola.A participação neste projeto resultou na sua incorporação na proposta pedagógica da escola.

Diretora – Raquel Martins
Coordenadora – Lurdes Ribeiro

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7 Respostas

  1. Olá Rérida, parabéns pelo projeto!
    Fiquei encantada com a proposta e coloco-me a disposição, caso queira trocar informações sobre a Guiné. Morei em Conakry por 11 meses e ficarei feliz em compartilhar minha vivência cultural e social com teus alunos.
    Se preferir, também pode checar algumas informações sobre o meu trabalho no site http://www.wontanara.com.br.
    Um abraço!
    Andrea (andreasilveira@wontanara.com.br)

    1. Obrigada! Gostaria sim da sua ajuda e experiência, vou visitar o seu site.
      Abraços

  2. olá rerida acho muito legal as lendas africanas

  3. Olá!
    Adorei o projeto e as atividades postadas aqui. Eu estou no primeiro período de História e iniciando minha docência em uma escola de ensino fundamental. Estou iniciando um projeto para mostrar como a cultura africana está ligada a cultura brasileira e gostaria de saber se posso usar algumas atividades, que você postou aqui, com meus alunos.
    Parabéns pelo projeto!
    Desde já agradeço.

      1. Obrigada 🙂

  4. Gostei bastante, Rérida, seu trabalho. Precisamos trocar ideias. estive por 3 vezes em Cabo Verde e Senegal e agora em dezembro/2015 pela 4a vez, indo até Guiné-Bissau. Certamente um ajudará ao outro. marefo777@yahoo.com.br Sou o prof. Renê de lin. espanhola, apaixonado por África.

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